sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Cultural Landscape of Bali Province

A Paula do blog Paralelo 32 Sul encontra-se agora um bocado acima desse paralelo e ainda antes de chegar aos seu destino final passou por Bali e enviou um postal (Obrigada Paula por sempre te lembrares de mim!). Quando penso em Bali, vêm-me logo à memória o livro e o filme Eat Pray Love, é daquelas coisas da vida, o que se há-de fazer...
Como digo sempre, um postal é muito mais do que um pedaço de cartão ilustrado, neste postal a Paula conta-me a sua opinião sobre Bali e para dizer a verdade, não se conhece um local por aquilo que se lê na Wikipédia, mas por aquilo que as pessoas escrevem sobre ele.


A paisagem cultural de Bali é composto por cinco terraços de arroz e os templos de água que cobrem 19.500 hectares. Os templos são o foco de um sistema cooperativo de gestão da água de canais e açudes, conhecido como subak, que remonta ao século IX. Incluído na paisagem é o Royal templo da água do século XVIII, de Pura Taman Ayun, o maior e mais impressionante edifício de arquitetura de seu tipo na ilha. O subak reflete o conceito filosófico de Tri Hita Karana, que reúne os reinos do espírito, o mundo humano e da natureza. Esta filosofia nasceu do intercâmbio cultural entre Bali e da Índia ao longo dos últimos 2.000 anos e moldou a paisagem de Bali. O sistema subak de práticas agrícolas democráticos e igualitários permitiu que os balineses se tornarem produtores de arroz mais prolíficos do arquipélago, apesar do desafio de sustentar uma população densa.

4 comentários:

  1. Belo postal de Bali.
    Bali e o pais mais perto de Perth para se ir passar ferias, fica mais perto que as cidades da costa Este da Australa, por isso esta sempre cheia de Australianos. Ainda estou na duvida se la quero ir...houve-se coisas boas e ouve-se coisas mas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não fazia ideia disso!
      Acredito que haja coisas más em Bali, mas se mora assim tão perto acho que valia a pena, nem que seja pela experiência que é estar num local tão diferente da Austrália :)

      Eliminar
  2. A ilha de Bali tem uma cultura muito própria. Até a religião é diferente do resto da Indonésia, lá prática-se uma variante do hinduísmo. A beleza está em alugar uma scooter e percorrer a ilha, não está em ir e ficar fechado num resort a fazer massagens. Apesar de desenvolvido para os turistas, ainda deixa muito a desejar em coisas básicas como a higiene ou o lixo nas ruas. Mas vale a visita. Sami, é muito bom para compras, sobretudo para decoração de casa:)

    ResponderEliminar