segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Um Bolo Rei para o Dia dos Reis Magos

O último postal de Natal deste ano foi guardado para este dia para marcar o fim desta quadra natalícia, mas também para marcar o dia dos Reis Magos. Este postal foi enviado pela Martinha do blog A Minha colecção de Postais e pertence à colecção de seis postais que o grupo português do Postcrossing mandou fazer e foram realizados pelo postcrosser João Nogueira do blog My Postcrossing collection.


Sou muito gulosa, mas por acaso Bolo Rei é coisa que não aprecio, eu e as frutas cristalizadas não somos muito amigas... Prefiro o bolo rainha com frutos secos ou o bolo rei de chocolate.

Bolo rei é um bolo típico português que se come tradicionalmente entre o Natal e o Dia de Reis. O seu nome alude aos três reis magos.
De forma redonda, com grande buraco no centro, é feito de uma massa branca e fofa misturada com passas, frutos secos e frutas cristalizadas. Tradicionalmente, no interior do bolo encontravam-se também uma fava seca e um pequeno brinde, normalmente feito de metal. A fava dava a quem a recebesse numa fatia o direito de pagar o próximo bolo rei, e o brinde dava sorte a quem o encontrasse. Consta que havia ainda quem colocasse nos bolos pequenas adivinhas, cuja recompensa seria meia libra de ouro, ou mesmo as próprias moedas de ouro, como forma de presentear a quem se oferecia o bolo.

1 comentário:

  1. Que postal interessante. Eu gosto do bolo rei tradicional. Quando fica seco, costumava fazer torradas com ele. Ha 6 anos que nao comia bolo Rei e este Natal que passamos tive uma visita que me trouxe um de Sydney onde ha pastelarias Portuguesas.

    ResponderEliminar