sábado, 26 de abril de 2014

Igreja Matriz de Vila do Conde

Este fim-de-semana será dedicado a postais da cidade de Vila do Conde, onde tive a oportunidade de passar férias de Verão há uns anos.


A Igreja Matriz de São João Baptista localiza-se na cidade e concelho de Vila do Conde, distrito do Porto. É um dos mais importantes monumentos da cidade e um dos mais significativos em estilo manuelino no país, apresentando elementos da arquitectura gótica e renascentista.
Externamente, as paredes que formam a nave central e a capela-mor, em toda a sua extensão, estão coroadas por duas ordens de merlões. O portal axial é em estilo manuelino, com uma estrutura trilobada com relevos renascentistas e ladeada por pináculos góticos, decorada ainda por um nicho central com a imagem de São João Baptista e o conjunto de brasões da Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Rates num lado e do patrocinador da obra, o rei D. Manuel, no outro. O portal tem muitas semelhanças com o da igreja matriz de Azuaga, na Estremadura espanhola. A grande torre sineira quadrangular impõe-se à frontaria pelo volume e quase ausência de ornamentação, com excepção do balcão de balaústres.

Sem comentários:

Enviar um comentário