sábado, 17 de maio de 2014

Borscht

Este fim-de-semana será dedicado a postais com sopas! O primeiro foi enviado da Rússia (RU-2589517) e apresenta Borscht, uma sopa originária da Ucránica mas que se espalhou por toda a Europa de Leste e Central. A sopa é normalmente preparada com beterraba que lhe dá uma forte coloração vermelha. Outros ingredientes costumeiros são o repolho, cenoura, pepino, batata, cebola, tomate, cogumelo e carne, vinagre (alternativamente, algumas receitas indicam limão), às vezes feijão. 
O borsch pode ser preparado de diversas maneiras; tradicionalmente, cada povo acrescenta a sua variação à receita. As duas variantes principais do borsch, no entanto, são conhecidas genericamente como borsch quente e borsch frio. Ambas têm como base a beterraba, porém são preparadas e servidas de maneiras diferentes.


INGREDIENTES:
4 beterrabas grandes cortadas em cubos
1 repolho pequeno cortado em tiras bem finas
2 tomates cortados sem pele e sem sementes
2 batatas cortadas em cubos
1 cebola ralada
1 colher de chá de kümmel
1 litro de caldo de galinha (de preferência, feito em casa)
1 colher de sopa de vinagre
pimenta-do-reino moída na hora
Creme de natas azedo
Sal

MODO DE PREPARO DO BORSCHT:
Leve o caldo de galinha ao fogo, acrescente as beterrabas, os tomates e as batatas e deixe cozinhar em fogo lento até que as beterrabas fiquem macias. Com a ajuda de uma colher de pau, comprima os legumes contra as paredes da panela até amassá-los.
Adicione o repolho, a cebola, o vinagre, o kümmel, sal e pimenta-do-reino e deixe cozinhar por mais 20 minutos em panela parcialmente tampada.
Bata tudo no liquidificador ou no processador de alimentos acrescentando o caldo aos poucos. Continue até que fique um creme bem homogêneo.
Deixe esfriar, leve ao frigorífico por cerca de 2 horas. Sirva a sopa fria, com 2 colheres de creme de natas azedo em cada prato.

MODO DE PREPARO DO CREME AZEDO:
Misture 250 ml de creme de natas fresco com uma colher de sopa de sumo de limão coado. Deixe fora do frigorífico por aproximadamente 3 a 4 horas. Mexa para deixar bem homogêneo.

Receita retirada daqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário