quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Fryslân

O primeiro postal recebido da Holanda parece que andou na guerra até chegar a casa.



Friesland em neerlandês, Fryslân em Frísio é uma província no norte dos Países Baixos. Até ao final de 1996, a província era conhecida como Friesland, mas em 1997 o frísio Fryslân foi adoptado oficialmente.
Tem uma língua própria, o frísio, que é muito parecido com o inglês: inclusive há um ditado que prega que "Como o leite é para o queijo, são os ingleses para os frísios". Outra versão desse ditado é "Bûter, brea, en griene tsiis; wa't dat net sizze kin, is gjin oprjochte Fries", muito similar à versão inglesa que significa "Manteiga, pão e queijo verde: se não consegues dizer isto, não és um verdadeiro frísio".

1 comentário:

  1. Olá! Gosto muito de ler sobre os frísios nas Crônicas Saxônicas, de Bernard Cornwell (apesar de que, o foco é nos saxões e dinamarqueses).

    Duas maneiras que procuro as séries postais: carrego a imagem escaneada na busca do Google Images e/ou procuro o site oficial do correio do país e vou à seção de Selos ou Filatelia. É detetivesco, mas a gente aprende sobremaneira! Obrigado pelos comentários no Selos & Postais!

    ResponderEliminar