terça-feira, 19 de março de 2013

Santiago Apostol

Como peregrina de Santiago de Compostela, fiquei muito contente com esta troca directa. 

São Tiago (também chamado Santiago) é, para além do seu irmão João e de Pedro, um dos discípulos predilectos de Jesus que estiveram presentes durante a revelação, permanecendo junto a Ele no Jardim de Getsemane durante as horas que precederam a Sua morte. Segundo a  tradição, partiu para Espanha no ano 43 d.C. para pregar, passando algum tempo na Galícia, extremo oeste da Espanha, que os romanos chamaram "Finis Terrae", por ser o extremo mais ocidental do mundo até então conhecido. Ao voltar, foi decapitado pelo Rei Herodes Agripa I da Judeia. Santiago foi o primeiro mártir de entre os apóstolos. 

Foi depois trasladado pelos seus dois discípulos de barco até à Galiza, para finalmente ser ai enterrado, sepultando-o secretamente num bosque chamado Liberum DonumO lugar foi esquecido até que oito séculos depois, em 813, um ermitão chamado Pelayo começou a observar um estranho fenómeno que ocorria neste mesmo lugar: uma verdadeira chuva de estrelas caía todas as noites sobre um ponto do bosque, emanando uma luminosidade intensa. Com base no acontecido, chamou-se ao lugar Campus Stellae, ou Campo de Estrelas, de onde derivaria o actual nome de Compostela.
Avisado das luzes místicas, o Bispo Teodomiro de Iria Flávia, localidade situada a 20 km de Santiago de Compostela, ordenou que fossem feitas escavações no local, encontrando, assim, uma arca de mármore com os ossos do santo. O bispo mudou a sede do bispado para Compostela e informou o Rei Alfonso II daquilo que tinha sucedido. O Rei chegou ao lugar e ordenou a construção da primeira capela de Santiago de Compostela, para protecção do apóstolo e para que o recordassem. 
A notícia espalhou-se e pessoas começaram a deslocar-se – primeiro dos estados cristãos do norte peninsular, depois de toda a Europa – a fim de conhecer o sepulcro, originando assim, o Caminho de Santiago de Compostela.

Sem comentários:

Enviar um comentário