quinta-feira, 25 de abril de 2013

James Joyce Tower



A Torre James Joyce e Museu é uma torre Martello em Sandycove, Dublin, onde em 1904, James Joyce passou seis noites. A torre foi arrendada ao Ministério da Guerra britânico por um amigo de Joyce da universidade, Oliver St. John Gogarty, com o objetivo de "Hellenizar" a Irlanda. Joyce saiu depois de um incidente em que Gogarty disparou uma arma na sua direção.
As cenas de abertura de Ulysses foram definidas a manhã seguinte ao incidente. Gogarty é imortalizado como o "Imponente, gordo Buck Mulligan" (nas palavras do romance de abertura).
A torre contém agora um museu dedicado a Joyce e exibe algumas das suas posses e outras coisas efémeras associadas a Ulysses (por exemplo, um pote vazio de "Plumtree's Potted Meat"). O espaço é criado para se assemelhar à sua aparência de 1904 (com uma pantera de cerâmica a representar uma pantera vista num sonho por um residente). É um espaço de peregrinação para os amantes de Joyce, especialmente no Bloomsday.
A torre tornou-se um museu, através dos esforços do artista de Dublin, John Ryan. Ryan também resgatou da demolição a porta da frente, para a 7 Eccles Street (agora no Centro James Joyce), e organizou, com Brian O'Nolan, a primeira Celebração do Bloomsday em 1954.

Sem comentários:

Enviar um comentário