sexta-feira, 10 de maio de 2013

Caldeira do Ribeirão - Ilha de São Miguel



O Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões localiza-se ao longo de parte do curso de água da Ribeira dos Caldeirões, na freguesia da Achada concelho do Nordeste, na ilha açoriana de São Miguel.
Este parque natural localiza-se nos declives da Serra da Tronqueira e ocupa parte do curso da Ribeira do Guilherme, ribeira onde também se localiza o Jardim Botânico da Ribeira do Guilherme.
Neste parque natural é possível observar uma abundante e variada flora macaronésica, onde a Laurissilva é dominante e onde se destacam fetos arbóreos de grande porte. Igualmente encontram-se abundantes maciços de hortênsias e criptomerias de grande porte.
É de destacar neste parque natural que se prolonga ao longo do curso da ribeira a existência de uma cascata que alimenta com água parte do parque.
O facto de nas suas florestas se encontrar o Priolo associado a variedade vegetal levou à inclusão de parte do parque na Zona de Protecção Especial do Pico da Vara e Ribeira do Guilherme.
Neste parque encontram-se antigos moinhos de água, sendo que num deles se encontra um museu etnográfico. As casas dos moleiro foram transformadas em loja de artesanato e a turismo rural.

Sem comentários:

Enviar um comentário