quarta-feira, 22 de maio de 2013

Igreja Matriz de Ponte de Lima

Quando em 2011 fiz o Caminho de Santiago comecei na Igreja Matriz de Ponte Lima, por isso este postal tem um grande valor simbólico. 


Remonta a um templo edificado entre os séculos XII e XIII de modestas dimensões (apenas uma nave), e feição românica.

Os recursos financeiros para o novo templo foram atendidos por João I de Portugal e pelo regente D. Pedro, tendo as obras se prolongado até à década de 1450. O templo então construído apresentava nave única.

Uma nova intervenção, a partir de 1567 terá conferido à nave o aspecto tripartido que atualmente apresenta. Os trabalhos iniciaram-se com a substituição integral da capela-mor, que passou a apresentar planta rectangular, com cobertura em abóbada de berço em caixotões. No transepto, foram erguidas as duas capelas extremas. A atual estrutura é plenamente maneirista, com arcos formeiros moldurados e de volta perfeita,

As obras continuaram nesse período com o pórtico erudito que enquadra o arco triunfal, a estrutura que ladeia o arco do absidíolo Sul (datado de 1589) e a reformulação das naves (até c. 1590).

A grande parte das obras de talha do interior data do século XVIII. A principal localiza-se na extremidade sul do transepto e constitui-se num amplo retábulo de estilo nacional, datado de 1729, dedicado a Nossa Senhora das Dores.

Sem comentários:

Enviar um comentário