quinta-feira, 27 de junho de 2013

Parroquia de San Miguel Arcángel

Os meus dois primeiros postais do México chegaram através de troca directa.


A igreja de San Miguel Arcángel foi construída quase imediatamente a fundação da cidade de San Miguel el Grande, hoje Allende (1555).
De acordo com um documento de 1649, a igreja de San Miguel el Grande desmoronou após uma grave deterioração. Em 1680 e 1690 a paróquia ficou novamente em ruínas, então foi lançado um outro projeto arquitetônico concluído aproximadamente em 1709, mas com uma aparência barroca, totalmente diferente da fachada em estilo gótico.

Sabe-se que em 1683 tinha sido concluído o corpo principal da igreja, apesar de não ter a torre e o altar principal. A obra foi dirigida pelo arquiteto Marco Antonio Sobrarías de acordo com os  padrões e estilo estabelecidos na época: o barroco.

Entre 1880 e 1890, um mestre pedreiro Dom Zeferino Gutierrez (aparentemente a pedido de um bispo) construiu uma nova fachada de acordo com um dos estilos artísticos da época, inspirando-se nas grandes obras arquitetônicas do estilo gótico  da Europa Medieval. Foi por esse projecto que derrubou as torres construídas entre os séculos XVII e XVIII para substituir os que permanecem até hoje. Transformou o portal de entrada, os nichos e até mesmo o átrio  o relógio da torre e os altares interiores.

Sem comentários:

Enviar um comentário