segunda-feira, 22 de julho de 2013

Side

Este postal da Turquia foi enviado da Alemanha pela Vanessa que esteve em Maio na Turquia e resulta de um troca directa.

Side é uma cidade portuária da Antiguidade localizada na atual Turquia, um dos sítios clássicos mais conhecidos do país. 
As grandes ruínas da cidade estão entre as mais destacadas de toda a Ásia Menor; cobrem todo um grande promontório, separado por uma muralha e um fosso do continente. Durante o período medieval estas muralhas e fossos foram restaurados, e o promontório recebeu diversas novas estruturas.

Existem ruínas colossais de um complexo teatral, o maior da Panfília, construído como um anfiteatro romano, e baseado em arcos para suportar os imensos blocos verticais. O estilo romano foi adotado porque Sida não dispunha de uma encosta de montanha conveniente que pudesse ser esvaziada, da maneira tradicionalmente feita pelos gregos na região. O teatro está em pior estado de conservação que o de Aspendo, porém é quase tão grande, com capacidade para 15 000 a 20 000 espectadores. Com a ação do tempo e dos terremotos, a parede do cenário (scaena) acabou por ruir sobre o palco, e o proscenium tornou-se uma cascata de blocos soltos. O sítio foi convertido num santuário ao ar livre, com duas capelas construídas no período bizantino (século V-VI d.C.).

As muralhas da cidade, em bom estado de conservação, fornecem uma entrada ao sítio através da principal porta helenística (a Megale Pyle) da cidade antiga - embora o próprio portão, que data do século II a.C., esteja gravemente danificado. Em seguida existe uma rua com uma colunata - embora as colunas de mármore que ali estavam já não mais existem, e tenham restado apenas alguns de seus pedaços, próximos aos banhos romanos, que por sua vez foram restaurados como um museu, que mostra estátuas e sarcófagos do período romano. Próximo ao local está a ágora, em cujo meio se localiza o templo redondo de Tique e Fortuna (século II a.C.), um períptero com doze colunas, que em tempos posteriores foi usado como um centro comercial, onde piratas vendiam escravos. Os atuais restos do teatro, que foi usado para combates entre gladiadores e, posteriormente, como igreja, e o portão monumental, datam do século II. O templo romano arcaico de Dioniso também está próximo ao teatro, e a fonte que adorna sua entrada foi reconstruída. Ao seu lado esquerdo se encontram os restos de uma basílica bizantina, e um dos banhos públicos foi restaurado.

As ruínas de Sida ainda incluem três outros templos, um aqueduto e um ninfeu - que consistia de uma gruta onde existia uma fonte natural de água. Arqueólogos turcos vêm escavando a região de maneira intermitente desde 1947.

1 comentário: