domingo, 1 de setembro de 2013

Torii

Qual a melhor maneira de começar um més? Com um postal claro está. Ainda para mais se este postal for do Japão, de um local Unesco e com os famosos hanabi (fogos de artifício).

Este postal é o terceiro e último postal enviado pela Manu.


No postal podemos ver o grande Torii do Santuário de Itsukushima.
O Santuário de Itsukushima é um santuário xintoísta situado na ilha de Itsukushima, perto da cidade de Hatsukaichi, na província de Hiroshima, no Japão, que foi construído sobre a água.

Um Torii é um portão tradicional japonês, ligado à tradição xintoísta e assinala a entrada ou proximidade de um santuário.
O Torii é composto por dois pilares verticais, unidos no topo por uma trave horizontal (kasagi), geralmente mais larga que a distância entre os postes. Sob a kasagi há outra trave horizontal, (nuki) que une os dois pilares.
Em torno desta estrutura básica, encontramos múltiplas variações, dependendo do estilo arquitectónico do Santuário e da sua divindade principal (saijin).
Os templos podem ter um ou mais Torii, indicando a crescente proximidade do local sagrado. Quando são vários, há, geralmente, um maior que é chamado ichi no torii (o primeiro torii). Além disso, os torii também podem estar integrados na tamagaki ou vedação que circunda o santuário.
Não há consenso acerca da origem dos torii. No entanto, simbolizam claramente a separação, mas também a proximidade, entre o mundo dos homens e o mundo dos kami (deuses).

Sem comentários:

Enviar um comentário