sábado, 19 de outubro de 2013

Alto Douro Wine Region

Se há local neste Portugal bonito que temos e que eu adoro, adoro, adoro é o Douro! Já trabalhei nas vindimas no Douro e por isso o meu apreço é ainda maior por esta região perdida nas Beiras mas que é o sustento de muitas famílias e um grande cartão de visita do nosso Portugal. Já comprei muitos postais do Douro para enviar, mas foi este o que eu mais gostei e por isso guardei um para mim.


A Região Vinhateira do Alto Douro ou Alto Douro Vinhateiro é uma área do nordeste de Portugal com mais de 26 mil hectares, classificada pela UNESCO, em 14 de Dezembro de 2001, como Património da Humanidade, na categoria de paisagem cultural e rodeada de montanhas que lhe dão características mesológicas e climáticas particulares.

Esta região, que é banhada pelo Rio Douro e faz parte do chamado Douro Vinhateiro, produz vinho há mais de 2000 anos, entre os quais, o mundialmente célebre vinho do Porto.
Suas origens remontam à segunda metade do século XVII, altura em que o Vinho do Porto começa a ser produzido e exportado em quantidade, especialmente para a Inglaterra.
A longa tradição de viticultura produziu uma paisagem cultural de beleza excepcional que reflecte a sua evolução tecnológica, social e económica.

Sem comentários:

Enviar um comentário