terça-feira, 1 de outubro de 2013

Iconography

Paula é uma emigrante portuguesa na Austrália e vai contando as suas aventuras no Paralelo 32 Sul e é também a minha nova correspondência da Austrália. Este foi o primeiro postal que ela me enviou, não é de nenhum ponto turístico mas nem por isso gosto menos do postal. Não sei se é a minha veia de escuteira, ou o meu gosto pela Arte ou simplesmente porque tenho muita curiosidade por estas pequenas coisas que ajudam a definir os povos, mas gostei deste postal que mostra alguns símbolos utilizados pelos aborígenes!


A cultura aborígene caracteriza-se pela forte união de todos os seres da natureza com o ser superior que integra tudo. Nesta concepção, o ser humano não é superior, mas partilha a natureza com os demais seres, sendo todos indispensáveis. Por este motivo, os humanos devem honrar a natureza em tudo o que fazem.

Os aborígenes usam a arte como meio de comunicação. Os instrumentos de trabalho são feitos com mestria e destreza e levam pinturas e inscrições, onde contam as histórias do povo, do clã ou da pessoa e se evoca a relação com as divindades. As pinturas do corpo ou em casas de eucalipto usam como tema a mitologia ou retratam cenas do cotidiano.

5 comentários:

  1. Esta interessante este postal que representa a veia artistica Aborigene.

    ResponderEliminar
  2. E eu a achar que não ias gostar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei sim! E não digo isso só por dizer ;)

      Eliminar
  3. Ahahaha! Sempre chegou!! :)

    ResponderEliminar