sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Christmas in Japan

Mais um postal da minha correspondente do Japão a Shiho-san, é tão bom ter uma correspondente do país que eu tanto gosto, acabo sempre por aprender mais da cultura japonesa, no entanto, já sabia como é que o japoneses festejam o Natal e é completamente diferente de nós os Ocidentais. 
Este postal mostra uma árvore de natal decorada com corações, uma mistura da nossa tradição da árvore de natal, com o dia dedicado aos namorados que é o 24 de Dezembro, ao fundo temos a ponte Rainbow em Odaiba, Tokyo.


Nos anos 1980, começou a moda de se comemorar o dia 24 de dezembro a dois, os requisitos mínimos são: encontro, jantar e bolo de natal ou kurisumasu keeki (bolo branco de Natal, feito com pão-de-ló, coberto com morangos e chantili). Não se sabe como a véspera da data mais sagrada do Ocidente acabou virando uma espécie de Dia dos Namorados para os japoneses no arquipélago, até porque os casais têm ocasião específica para comemorar: 14 de fevereiro, o Valentine’s Day. Mas o fato é que hotéis e restaurantes costumam ficar com suas reservas esgotadas com várias semanas de antecedência no dia 24 de dezembro. Para não perder o toque natalino, os casais trocam presentes entre si.

Os comerciantes do arquipélago não deixaram por menos. Aproveitando a grande publicidade vinda do Ocidente – e o fato de os trabalhadores costumarem receber seus bônus, que chegam a três vezes o salário de um mês –, transformaram as cidades japonesas em um verdadeiro espetáculo de luzes e magia. Metrópoles como Tóquio e Yokohama (Kanagawa), por exemplo, se enchem de decoração típica natalícia.

Sem comentários:

Enviar um comentário