segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Ljubljana

No ano passado a Biblioteca Municipal de Aveiro tinha em exposição alguns postais que as pessoas poderiam levar de forma gratuita, escolhi três que vou mostrar no próximos dias.
O primeiro é este da cidade de Liubliana, a capital e a maior cidade da Eslovênia, foi um bom achado já que é o meu primeiro postal deste país.


O rio Lublianica marca e divide o centro da cidade em dois. De um lado, a parte antiga e o acesso ao castelo, do outro a parte comercial e política da cidade. No centro, a praça do poeta nacional, France Prešeren (1800-1849), na qual se encontram a igreja principal, dedicada à Ordem Franciscana. São poucos os resquícios do passado comunista na cidade, apesar da independência recente, obtida no começo da década de 1990.

A arquitectura da cidade contempla uma diversa mescla de estilos. Os seus grandes sectores, construídos depois da Segunda Guerra Mundial, foram desenhados pelo arquitecto esloveno Jože Plečnik. A cidade tem também uma grande influência austríaca, visível em alguns bairros de arquitectura alpina.

2 comentários: