sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Maori costume

Depois de ter passado a semana a mostrar alguns dos trajes tradicionais de Portugal, hoje apresento um traje dos Maoris, o povo da Nova Zelândia.
Gostei especialmente deste postal por várias razões, desde logo por ser o meu primeiro postal da Nova Zelândia, depois porque mostra uma mulher Maori, o que desde o filme Whale Rider fiquei interessada nesta cultura e por fim, porque o postal apresenta como selo a personagem Gandaf...


Na língua maori, a palavra maori representa toda uma cultura. Em lendas e outras tradições orais, a palavra distinguia seres humanos mortais de divindades e espíritos. Maori tem cognatos em outras línguas da Polinésia, como na língua havaiana (Maoli) e na língua taitiana (Maohi), e todos têm sentidos semelhantes.
Provas sugerem que provavelmente ondas de migrações vieram do leste da Polinésia entre 10 e 800 D.C. A tradição oral maori descreve a chegada de antepassados provenientes de Gaawiki (um lugar lendário na parte tropical da Polinésia) por grandes navios que cruzavam os oceanos.
Não existe registro de assentamento humano na Nova Zelândia antes dos viajantes maoris;8 por outro lado, evidências arqueológicas, indicam que os primeiros habitantes vieram do leste da Polinésia e se tornaram os maoris.

2 comentários:

  1. Interessante, nao tinha conhecimento destes factos sobre o povo Maori.

    ResponderEliminar
  2. Amazing postcard <3!

    ResponderEliminar