terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Traje de Pauliteiro de Miranda do Douro

Continuamos a mostrar trajes deste nosso Portugal, desta vez dos Pauliteiros de Miranda do Douro. Já tive a oportunidade de ver os Pauliteiros a actuar, mais do que uma vez e é sempre uma actuação com muito ritmo.


Estamos perante um traje muito peculiar, pois não existe indumentária semelhante em todo o território nacional. Usa camisa de tafetá de algodão branco, decote redondo com cós e gola em bico, aperta com botões de madrepérola. A manga é comprida com punho com casa para botões. Saia rodada de algodão branco, com folhos e rendas. Usa ainda um saiote interior vermelho. O conjunto compõe-se ainda de quatro lenços de seda lavrados de tons policromados protegendo o ventre, os rins e os flancos como se fossem os substitutos de uma túnica fendida.
O colete negro de decote em bico, com cós alto e bandas, aperta com botões de massa preta, bolsos metidos com cós e extremidade decorada com fitas. As costas de tecido de lã, recortado, com encaixe de tecido de algodão, decorados de fitas de seda de diversas cores, formando laços de pontas caídas. Na cabeça traz um chapéu de feltro preto adornado com fitas de seda, flores e penas. As meias são de tricotadas em lã e os sapatos ou botas, são em carneira de cor natural. 

Sem comentários:

Enviar um comentário