quarta-feira, 5 de março de 2014

Castelo de Penedono

Penedono é uma vila pertinho da terra natal da minha mãe e onde costumo ir com muita frequência fazer as mais variadíssimas coisas, sendo que passear pela vila é uma delas e o primeiro local a visitar é mesmo o Castelo. Todos os anos no princípio de Julho a vila faz uma feira medieval que tem vindo a melhorar todos os anos. 


O Castelo de Penedono, também referido como Castelo do Magriço, na Beira Alta, localiza-se na povoação, freguesia e concelho de Penedono, no distrito de Viseu. Em posição dominante sobre a povoação, esta pequena estrutura medieval constitui-se em um misto de fortificação defensiva e residência senhorial.
Na cota de 930 metros acima do nível do mar, nada sabemos de suas primitivas configurações. O atual castelo, de pequenas dimensões (com perímetro externo de cerca de 70 metros), data do final do século XIV, com complementos datando da passagem do século XV para o XVI.
Com a função de Solar, apresenta planta hexagonal irregular, com os panos laterais de muralhas ressaltados e protegidos por ameias piramidais. Em pedra de granito e xisto, no setor noroeste, a muralha é reforçada por um cubelo defensivo. Dois outros robustos torreões prismáticos, com contrafortes e mísulas, são coroados por ameias piramidais. No setor sudoeste da muralha destacam-se dois torreões esguios, coroados de ameias piramidais reentrantes, ladeando e protegendo a porta principal do castelo, encimada por um arco pleno que une ambos os torreões defensivos. Por esta acede-se a praça de armas, de pequenas dimensões. Nas suas paredes, observam-se os vestígios das bases do travejamento de madeira dos pisos residenciais, sendo as paredes rasgadas por janelas quadradas ladeadas.

3 comentários:

  1. I love postcards with castles! Beautiful! :-)

    ResponderEliminar
  2. Bonito, mas realmente o castelo e bem pequeno.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é bem pequeno.
      Mas a vila é tão rústica e apesar de se visita muito depressa vale bem a pena a visita.

      Eliminar