terça-feira, 11 de março de 2014

Torre de Belém II

Já tinha apresentado aqui no blog dois postais da Torre de Belém, desta vez continuo a mostrar os postais com as ilustrações de vários monumentos de Portugal. Mas este postal não apresenta só a Torre de Belém, mas também a Ponte 25 de Abril e o Cristo Rei na margem esquerda do Tejo.


A Torre de Belém é um dos monumentos mais expressivos da cidade de Lisboa. Localiza-se na margem direita do rio Tejo, onde existiu outrora a praia de Belém. Inicialmente cercada pelas águas em todo o seu perímetro, progressivamente foi envolvida pela praia, até se incorporar hoje à terra firme.

O monumento destaca-se pelo nacionalismo implícito, visto que é todo rodeado por decorações do Brasão de armas de Portugal, incluindo inscrições de cruzes da Ordem de Cristo nas janelas de baluarte; tais características remetem principalmente à arquitetura típica de uma época em que o país era uma potência global (a do início da Idade Moderna).

Classificada como Património Mundial pela UNESCO desde 1983, foi eleita como uma das Sete maravilhas de Portugal em 7 de julho de 2007.

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Se um dia voltar a encontrar estes postais guardo um para ti :)

      Eliminar
  2. Esta engracado este postal estilizado. Sao os 3 lindos exemplos da bela arquitectura Portuguesa.

    ResponderEliminar