domingo, 8 de junho de 2014

Igrejas de Aveiro

Queria um postal da Sé de Aveiro mas nunca pensei que fosse tão difícil encontrar, tive que trazer este postal com outras duas igreja de Aveiro.


Igreja da Misericórdia
Este templo, ligado à renascença coimbrã, serviu de Sé aquando da criação do Bispado de Aveiro. A sua construção teve início em 1600, sendo da autoria de Gregório Lourenço. Em 1608 concluiu-se a Casa do Despacho, em 1623 o corpo da igreja e porta principal e, em 1653, a capela-mor. No século XVII colocou-se o retábulo e foi feito o revestimento interior com azulejos lisbonenses. Já no século XVIII procedeu-se ao douramento da capela-mor e aplicação de talha dourada nas sanefas da nave. Em 1767 foi executado o órgão e quase um século depois, em 1876, revestiu-se a fachada com azulejos. 


Informação retirada daqui.

Igreja de Vera Cruz
Esta igreja foi construída sobre uma capela dedicada a S. Gonçalo, no século XVII. Foi restaurada no século XVIII e ali se podem observar imagens alusivas àqueles séculos, bem como magníficas talhas douradas. Exteriormente destacam-se duas imagens em azulejo na fachada da Igreja.

Informação retirada daqui.

Igreja de São Domingos - Sé de Aveiro
Uma parede em pedra talhada com um nicho onde se vislumbra uma Nossa Senhora de feição gótica é o que resta, na atual Sé, da antiga igreja do convento dominicano (1423). Realce para as capelas laterais, uma com um retábulo em calcário, do século XVI, e outra com um retábulo em madeira esculpida onde surge uma estátua de Nossa Senhora do Rosário. Em 1719 foi construída uma nova fachada barroca e em meados do século XVIII foi edificado o coro alto e teto, tendo sido reformada a capela-mor. Em 1860 foi construída a torre sineira.


Informação retirada daqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário