segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Kiz Kulesi

No Verão combinei uma troca com uma senhora da Turquia, mas entretanto os postais nunca mais chegavam, decidi perguntar se já tinha recebido os meus postais e expliquei que ainda não tinha recebido os seus, então a senhora amavelmente decidiu enviar-me de novo os postais que eu tinha escolhido e no envelope chegou também este postal surpresa.


A Torre de Leandro, também conhecida como Torre da Donzela (em turco: Kız Kulesi) é uma construção histórica da cidade de Istambul, na Turquia. Ocupa uma ilhota do estreito do Bósforo, ao largo de Üsküdar.
Uma das lendas turcas mais populares conta que um sultão tinha uma filha que adorava. Um dia , um oráculo profetizou que ela seria morta por uma cobra venenosa no seu 18º aniversário. Num esforço para evitar a perda prematura da filha, o sultão colocou-a longe da terra, para que ficasse longe de cobras, para o que mandou construir a torre, onde a visitava frequentemente. No 18º aniversário da princesa, o sultão levou um cesto de frutos exóticos como presente. Assim que a princesa se aproximou do cesto, foi mordida por uma áspide que se tinha escondido entre as frutas. A princesa acabou por morrer nos braços do seu desgostoso pai, que assim viu concretizada a profecia. Supostamente o nome de Torre da Donzela tem origem nesta lenda.

Sem comentários:

Enviar um comentário