terça-feira, 5 de novembro de 2013

Nemrut Dağ

Segundo postal recebido do envelope enviado da Turquia é o meu primeiro postal de um local UNESCO da Turquia.


O Monte Nemrut, localizado no Sudeste da Anatólia, a 100 km da cidade de Adıyaman, Turquia, é o primeiro relevo a destacar-se no norte da Mesopotâmia, e atinge uma altitude de 2 150 metros acima do nível do mar. Está classificado pela UNESCO como como Património Mundial desde 1987.

No topo do Monte Nemrut encontram-se as ruínas do túmulo e hierotheseion (palavra derivada do Grego e que se refere à area do enterramento sagrado de uma família real, e cuja utilização só é conhecida em Comagena) do rei Antíoco I (ou Antiochus Theos), um dos reis do pequeno Estado Helenístico de Comagena. Numa inscrição de culto, o Rei Antíoco declara que construiu o monumento para os anos e gerações que se lhe seguissem "como uma dívida de agradecimento aos deuses e aos seus antepassados deificados pela sua manifesta assistência”.

Para a construção deste monumento funerário, construído com grandes lajes de pedra e de configuração piramidal, o cume original do monte Nemrut foi removido. As plataformas Este e Oeste do monte, que correspondem à base do túmulo, são templos a céu aberto com imensas estátuas de leões, águias e estátuas gigantescas de deuses e do rei Antíoco, a maior parte extraordinariamente bem preservadas. Estão dispostas da mesma forma em ambas as plataformas e correspondem às estátuas dos deuses Apolo, Zeus, do meio-deus Hércules, da deusa Comagena da fertilidade Tique e do rei Antíoco de Comagena.

2 comentários: